Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web

Mercado de planos de saúde registra crescimento de 2,3 milhões de beneficiários nos últimos 12 meses

Share |

23/07/2014 – REVISTA COBERTURA MERCADO DE SEGUROS

Mercado de planos de saúde registra crescimento de 2,3 milhões de beneficiários nos últimos 12 meses

Levantamento do IESS indica desaceleração no ritmo de crescimento do setor no primeiro trimestre de 2014

O total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar no Brasil chegou a 50,72 milhões em março. Um crescimento de 4,7% em relação a março de 2013, quando o mercado contava com 48,46 milhões de beneficiários. Os dados constam do boletim “Saúde Suplementar em Números”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com as informações que acabam de ser atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O boletim está disponível em www.iess.org.br.

Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS, destaca que o resultado foi puxado pela contratação de planos coletivos, que cresceram 5,8% entre março de 2013 e o mesmo mês deste ano. Nesse período, o total de beneficiários de planos coletivo empresariais avançou 6,3%. Já o total de beneficiários de planos coletivos por adesão cresceu 3,6% e o de planos individuais, 1,4%.

Para Carneiro, uma das hipóteses para explicar esse comportamento é que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm aumentado as contratações de planos empresariais. “Esse é um nicho que tem registrado crescimento nos últimos anos e as operadoras passaram a oferecer produtos direcionados às PMEs”, observa. “Além disso, apesar do baixo crescimento da economia brasileira, o mercado de trabalho tem se mantido estável e isso influencia a contratação de planos”, acrescenta.

Apesar do resultado expressivo na comparação anual, chama a atenção a desaceleração na contratação de planos registrada no primeiro trimestre de 2014. Até março, o total de beneficiários de planos de saúde avançou apenas 0,3%. No trimestre anterior, encerrado em dezembro, o crescimento registrado foi de 1,1%. “Houve uma clara desaceleração em relação ao ritmo de crescimento dos últimos trimestres, mas ainda é cedo para determinar se esse foi um movimento isolado ou se será uma tendência para 2014”, destaca Carneiro. O total de beneficiários de planos individuais recuou 0,3% no período, enquanto o de planos coletivos empresariais avançou 0,4% e o de planos coletivos por adesão, 1%.

Planos odontológicos

Os planos exclusivamente odontológicos alcançaram a marca de 20,9 milhões de beneficiários no País. Um avanço de 8,4% nos últimos 12 meses. Contudo, os planos exclusivamente odontológicos registraram um crescimento de apenas 0,9% no primeiro trimestre deste ano. Resultado bastante inferior aos 3,3% do período anterior. “Apesar do ritmo menos intenso registrado no primeiro trimestre de 2014, esse continua sendo um mercado de grande potencial”, avalia Carneiro.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar


Revista Cobertura e Clipp-Seg produtos Cobertura Editora Ltda
Rua Conselheiro Crispiniano 53 - Conjunto 121 São Paulo - SP Cep 01037-001 (11) 3151-5444 3151-3629 3231-0576 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS® SKWEB É MAIS UM PRODUTO DA COBERTURA EDITORA©
skweb@skweb.com.br

  Nipotech Brasil Tecnologia