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Prêmio para as melhores empresas

21/06/2004 – RIO DE JANEIRO – JORNAL DO BRASIL

Prêmio para as melhores empresas

Gazeta Mercantil faz festa de entrega do Balanço Financeiro

SÃO PAULO - Onze instituições financeiras receberão amanhã, em São Paulo, o Prêmio Balanço Financeiro 2004. O prêmio, criado pela Gazeta Mercantil, com base em estudos da Austin Rating, destaca as empresas que apresentaram o melhor desempenho, em 2003, em cinco segmentos: bancos (subdivididos em bancos de Varejo, Atacado e Negócios, Middle Market e Financiamento); seguradoras (considerados os subsegmentos Vida e Previdência, Automóveis, Saúde e Seguros Diversos); Leasing; Corretoras de Valores; e Distribuidoras de Valores.

As instituições premiadas neste ano são Bradesco, banco de Varejo; Pactual, de Atacado e Negócios; Fibra, em Middle Market; BMG, banco de Financiamento; Safra, companhia de Leasing; JP Morgan, Corretora de Valores; Safra, Distribuidora de Valores; Bradesco Seguros, no segmento de Seguros Gerais/Automóveis; Bradesco Vida e Previdência, na área de Vida e Previdência; Marítima, na área de Seguro-Saúde; Caixa Seguradora, em Seguros Diversos.

Segmentação, especialização, foco no negócio - tanto quanto competição e concentração - são aspectos que comandam, hoje, a atuação das instituições financeiras brasileiras. Foi exatamente esse o ponto de partida da pesquisa da Austin Rating, que desenvolveu metodologia própria para identificar os que subiram ao topo de cada segmento, ou seja, os ``melhores``, e estabelecer o ranking dos ``maiores``. Assim, foi possível desenhar um painel diferenciado do setor financeiro.

- Em qualquer segmento analisado o que predomina entre os melhores é a eficiência - afirma Erivelto Rodrigues, presidente da Austin Rating e chefe da equipe técnica que elaborou o o projeto.

O trabalho da Austin combinou a análise de indicadores em três campos básicos: evolução, tamanho e desempenho. No caso dos bancos, por exemplo, foram examinados depósitos, patrimônio líquido, receita de serviços, crédito e ainda índices de liquidez, inadimplência, eficiência, rentabilidade do patrimônio líquido, custo operacional.

No caso das seguradoras, a orientação foi semelhante, aplicando-se, no entanto, os conceitos adequados à atividade: provisões técnicas, prêmios retidos, sinistralidade.

Em muitos casos a disputa foi acirrada. No segmento de bancos de Varejo, por exemplo, a diferença de Bradesco para Itaú resumiu-se a um ponto. Num dos ramos de seguros - o de Vida e Previdência -, Bradesco, Unibanco AIG e Itaú também ficaram a apenas um ponto de distância um do outro.

 
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